segunda-feira, 29 de março de 2010
O sermão da montanha para professores
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado
> sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se
> aproximassem.
> Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição
> da Boa nova a todos os homens.
> Tomando a palavra, disse-lhes:
> -?Em verdade, em verdade vos digo:
> Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes
> os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os
> misericordiosos, porque eles...?
> Pedro o interrompeu:
> - Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
> André perguntou:
> - É pra copiar no caderno?
> Filipe lamentou-se:
> - Esqueci meu papiro!
> Bartolomeu quis saber:
> - Vai cair na prova?
> João levantou a mão:
> - Posso ir ao banheiro?
> Judas Iscariotes resmungou:
> - O que é que a gente vai ganhar com isso?
> Judas Tadeu defendeu-se:
> - Foi o outro Judas que perguntou!
> Tomé questionou:
> - Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
> Tiago Maior indagou:
> - Vai valer nota?
> Tiago Menor reclamou:
> - Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
> Simão Zelote gritou, nervoso:
> - Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
> Mateus queixou-se:
> - Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
> Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem
> ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
> - Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de
> curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e
> específicos?
> Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos
> prévios?
> Caifás emendou:
> - Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades
> integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os
> parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais,
> processuais e atitudinais?
> Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
>
> - Quero ver as avaliações da Provinha Brasil, da Prova Brasil e demais
> testes e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus
> discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de
> qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a
> eficácia do nosso projeto.
> E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é
> professor efetivo...
> Jesus deu um suspiro profundo, pensou em ir à sinagoga e pedir
> aposentadoria proporcional aos trinta e três anos. Mas, tendo em vista o
> fator previdenciário e a regra dos 95, desistiu. Pensou em pegar um
> empréstimo consignado com Zaqueu, voltar pra Nazaré e montar uma
> padaria...
> Mas olhou de novo a multidão. Eram como ovelhas sem pastor... Seu
> coração de educador se enterneceu e Ele continuou:
> -?Felizes vocês, se forem desrespeitados e perseguidos, se disserem
> mentiras contra vocês por causa da Educação. Fiquem alegres e contentes,
> porque será grande a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram outros
> educadores que vieram antes de vocês?.
> Tomé, sempre resmungão, reclamou:
> - Mas só no céu, Senhor?
> - Tem razão, Tomé - disse Jesus - há quem queira transformar minhas
> palavras em conformismo e alienação.. Eu lhes digo, NÃO! Não se
> acomodem.
> Não fiquem esperando, de braços cruzados, uma recompensa do além. É
> preciso construir o paraíso aqui e agora, para merecer o que vem
> depois...
> E Jesus concluiu:
> - Vocês, meus queridos educadores, são o sal da terra e a luz do
> mundo...
>
>
>
> Amém!!!!!
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